O Petauro do Açúcar é um marsupial típico da costa sudeste da Austrália. Muito sociável, o animal vive em grandes bandos e tem feito muito sucesso como bicho de estimação em países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.
Além de resistente, o pequeno apresenta uma curiosa característica: é planador, sendo capaz de dar pequenos vôos de uma árvore à outra devido à uma membrana ligada da extremidade das patas dianteiras à extremidade das traseiras.
Assim como qualquer animal doméstico, o Petauro rapidamente se acostuma com certas rotinas e deve ser alimentado no mesmo horário.
Ficha Técnica
Nome Popular: Petauro do Açúcar, Marsupial de bolso ou Sugar Glider
Nome Científico: Petaurus breviceps
Distribuição: Austrália
Família: Petauridae
Tamanho: 15 a 18 cm
Cores: cinza com uma listra preta que vai desde o focinho até a cauda
Tempo de Vida: aproximadamente 7 anos
Histórico
Apesar da destruição de grande parte do seu habitat natural na Austrália e Indonésia, o Petauro do Açúcar não está ameaçado de extinção pois consegue sobreviver em pequenas regiões de mata selvagem. Isso pode ser um problema em regiões nas quais ele é introduzido pela ação humana, pois pode competir e causar o declínio de espécies nativas.
Cuidados e Dicas
O Petauro precisa de uma gaiola ou viveiro bem amplos para brincar e planar à vontade. O ideal é que meça 60 cm de altura, 50 cm de comprimento e 30 cm de largura. Para a ornamentação deve haver galhos, poleiros e ninhos de periquitos para que possam dormir.
A alimentação deve ser a base de frutas, legumes, gafanhotos e cereais, além de ração para gatos, milho cozido ou enlatado, frango cozido e ovos.
Exala um odor forte, portanto, precisa ter a gaiola limpa periodicamente.
Curiosidades
Seu nome em latim quer dizer “equilibrista” ou “dançarino de corda”.
Um adulto pode pesar até 110 gramas