Espécie Acará Disco

O formato achatado, diferente de outros membros da família Symphysodon deu o nome ao Acará Disco, peixe conhecido tanto pela sua beleza quanto pelo alto preço e dificuldade de criação. Esse peixe originário da Amazônia caiu no gosto dos aquaristas e hoje é criado em larga escala na Ásia, EUA e Alemanha, lugares onde pode-se encontrar fazendas especializadas em sua criação.

O motivo desse sucesso todo não é somente a beleza do peixe, mas justamente a dificuldade de manutenção. A sensibilidade extrema do animal torna a criação do Acará Disco um desafio até para o mais experiente aquarista.

Ficha Técnica

Nome popular: Acará Disco
Nome científico: Symphysodon aequifasciata
Origem: Brasil (Bacia Amazônica)
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 6.6
Temperatura: 29ºC
Tamanho adulto: 25 cm
Tamanho do aquário: 200L

Cuidados e Dicas

Sua majestade, o Acará Disco, não divide bem um aquário com qualquer um e é recomendado que fiquem separados de outras espécies. Peixes agitados intimidam os Discos, que ficam nervosos ao ponto de parar de se alimentar.

A filtragem precisa ser excepcional, mas sem agitar muito a água. Em seu habitat natural, os Discos vivem em água praticamente destilada, portanto não reagem bem aos produtos químicos colocados nos sistemas municipais de água. A variação de pH deve ficar apenas entre 6.5 e 6.8.

A realeza também precisa ter espaço de sobra. Um tanque ideal deve ter em torno de 200L, sem ultrapassar a marca de 30L por peixe.

Reprodução

A reprodução do Acará de Disco não é difícil desde que sejam mantidas condições rígidas. É comum haver desovas em um aquário comunitário, mas o ideal é mover os pais para um tanque separado, pois a higiene precisa ser impecável. A fêmea deve grudar os ovos em um superfície lisa e os pais vão ajudar na oxigenação “abanando-os” com as nadadeiras peitorais. No próximo estágio, os filhotes vão se fixar no corpo dos pais e se alimentar de um muco que eles secretam.

Curiosidades

Os peixes conhecidos entre os aquaristas como Acará Disco são, na verdade, integrantes de duas espécies diferentes, o Symphysodon discus e o Symphysodon aequifasciata, sendo essa última dividida em diversas subespécies. Muitas das novas variações de cores apareceram devido ao intenso cruzamento artificial nas fazendas especializadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo