Um peixe muito comum no Oceano Índico, o Anthias-Dourado é um belo animal que deve ser mantido apenas por aquaristas experientes. Ele possui uma forte coloração amarela ou avermelhada.
Os indivíduos apresentam uma grande variedade de cores. Alguns podem apresentar corpos rosa com faixas brancas na parte inferior ou até tons pêssego contornados por azul arroxeado.
Ficha Técnica
Nome popular: Anthias-Dourado, Sea Goldie
Nome científico: Pseudanthias squamipinnis
Origem: Oceano Índico
Sociabilidade: sozinho ou grupo
Comportamento: social
pH: 8.3
Temperatura: 24ºC
Tamanho adulto: 15 cm
Tamanho do aquário: 200 L
Cuidados e Dicas
Apesar do seu tamanho pequeno, o Anthias-Dourado precisa de um aquário grande, pois tem hábitos semi-pelágicos, ou seja, visita diferentes profundidades oceânicas. São, portanto, animais que nadam bastante.
Eles são sensíveis quando introduzidos em um aquário já estabelecido, mas isso pode ser amenizado colocando vários dos animais ao mesmo tempo. Tenha em vista que o aquário deve ser bem grande para um cardume, em torno de 400 litros.
Uma vez aclimatados, eles podem conviver com espécies um pouco mais agressivas. Eles não atacam corais e provavelmente não importunarão camarões ornamentais.
Reprodução
A reprodução do Anthias-Dourado é simples. Os machos tendem a ser mais coloridos que as fêmeas e apresentam uma barbatana dorsal bastante comprida.
Curiosidades
Todos os Anthias-Dourados nascem fêmeas e podem se tornar machos em uma fase posterior da vida e não toleram a presença de outros machos próximo ao seu “harém”. Se um macho é devorado por predadores, uma fêmea dominante se torna um macho em poucas semanas.