É uma espécie que está ganhando popularidade no mercado de peixes de aquário na Europa e EUA e começa a aparecer nas lojas brasileiras. É um peixe pequeno com barbatanas dorsais compridas, corpo prata e com linhas pretas através da cabeça e corpo. Os machos podem ser diferenciados por uma cavidade oral maior, que se torna aparente na época de reprodução.
Na natureza, o Cardinal Bangai é encontrado em cardumes de cerca de nove indivíduos, habitando uma série de ambientes de águas rasas, como recifes de corais, bancos de areia e concentrações de algas.
Ficha Técnica
Nome popular: Cardinal Bangai, Bangaii Cardinalfish
Nome científico: Pterapogon kauderni
Origem: Ilhas Banggai, Indonésia
Sociabilidade: sozinho ou casal
Comportamento: pacífico
pH: 8.2
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 8 cm
Tamanho do aquário: 120 L
Cuidados e Dicas
É bom evitar colocar mais de um casal no mesmo aquário, a menos que o tanque seja bem grande. É considerado um peixe de dificuldade média de manutenção. Semelhante aos peixes-palhaço, eles apreciam muito a companhia das anêmonas e também não possuem o hábito de beliscar corais.
Trata-se de um peixe relativamente resistente a doenças, mas é sempre bom deixá-lo em um tanque de quarentena antes de introduzi-lo em um aquário comunitário.
Reprodução
A reprodução não é rara em cativeiro. Os machos incubam os ovos e os guardam dentro da boca até a eclosão. O macho não irá se alimentar por esse período, que deve durar de 4 a 5 semanas. Os filhotinhos podem ser alimentados com camarão de brine.
Curiosidades
A crescente popularidade do Cardinal Bangai trouxe problemas para a sua população natural que é pequena (estimada em 2,4 milhões) e restrita às remotas ilhas do arquipélago de Banggai, composto por apenas 27 ilhas.