Os “anjos do fogo” são uma espécie muito popular no aquarismo, estima-se que cerca de 5 mil indivíduos sejam comercializados toda semana pelo mundo. Muito populares pela beleza de suas cores fortes, são também notórios por sua resistência.
Em cativeiro, essa espécie pode ser alimentada com uma grande variedade de alimentos, incluindo camarão Brine, algas e ração para peixes.
Ficha Técnica
Nome popular: Flame Angel
Nome científico: Centropyge loricula
Origem: oceanos Pacífico e Índico
Sociabilidade: sozinho, casal ou grupo
Comportamento: territorial
pH: 8.3
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 12 cm
Tamanho do aquário: 120 L
Cuidados e Dicas
O Flame Angel pode ser um pouco tímido quando introduzido em um novo aquário, particularmente se o peixe for pequeno em comparação com os companheiros de tanque. Portanto, é importante que o animal encontre diversas aberturas nas rochas para utilizar como esconderijo.
Quando estressado, o Flame Angel é suscetível a infecções como do parasita Brooklynella hostilis. É arriscado colocar o peixe em um aquário com corais, pois ele pode beliscá-los.
Reprodução
É um peixe de difícil reprodução em cativeiro e existem poucos relatos de sucesso. Em seu habitat natural, o Flame Angel se reproduz em meio a grandes concentrações de corais, ambiente difícil de se replicar até nos maiores tanques marinhos.
Curiosidades
Os Flame Angels nascem hermafroditas e se desenvolvem em um gênero durante o seu crescimento, atendendo a demanda de machos e fêmeas no cardume.