Espécie Lebiste

Também conhecidos como Guppy, esses ativos peixinhos são muito populares entre os aquaristas pela beleza, facilidade de criação e potencial reprodutivo.

São nativos de rios de Trinidad, Barbados e alguns países do norte da América do Sul. A sua popularidade como peixes de aquário fez com que hoje esteja espalhado por todo o mundo, inclusive com espécimes que escaparam para lagos e rios. Apreciam águas com pouco movimento e bastante vegetação.

Ficha Técnica

Nome popular: Lebiste
Nome científico: Poecilia reticulata
Origem: América do Sul e Central
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 7.2
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 5cm
Tamanho do aquário: 40L

Cuidados e Dicas

Peixes agressivos não são recomendados para dividir um aquário com os pacatos Lebistes, pois suas longas caudas coloridas são um alvo tentador para os mais esquentados.

Mas não é preciso muito para agradar os Lebistes. A água deve ter um pH levemente alcalino, em torno de 7.4 e a temperatura deve ficar entre 26 e 28ºC.

Reprodução

O criador provavelmente encontrará mais problemas tentando controlar a população de Lebistes que ajudando na reprodução. Mesmo assim, plantas fornecem ótimos esconderijos para os filhotes nos primeiros dias, quando são presas fáceis para outros peixes, inclusive os pais.

Mas esse período não deve demorar muito, uma vez que o Lebiste é ovovivíparo (os filhotes passam a gestação dentro da mãe) e quando nascem, já estão quase formados. Em apenas seis meses, eles devem atingir o seu tamanho adulto.

Curiosidades

O índice de reprodução do Lebiste é surpreendente. A fêmea pode ter cerca de 100 filhotes a cada 4 ou 5 semanas. A fêmea ainda possui a capacidade de armazenar espermatozóides em seu oviduto, o que torna possível ocorrerem 5 a 6 ninhadas de um único cruzamento.

Não é raro, após a morte do macho, uma fêmea ainda ter filhotes após algumas semanas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo