Originária de águas costeiras do sul da América do Norte e México, a Molinésia vive em águas salobras muito diferentes das que costumam ser mantidas nos aquários.
Cruzamentos seletivos criaram uma vasta variedade de subespécies, de diversas cores diferentes.
Ficha Técnica
Nome popular:</strong> Molinésia
Nome científico: Poecilia latipinna
Origem: América do Norte e México
Sociabilidade: grupo
Comportamento: </strong> pacífico
pH: 7.4
Temperatura: 25ºC
Tamanho adulto: 10 cm
Tamanho do aquário: 100L
Cuidados e Dicas
As Molinésias podem ser criadas em aquários marinhos, mas isso não é recomendado pois diminuiu o tempo de vida do animal e o deixam mais vulnerável a doenças.
Pedras calcárias e plantas são muito bem-vindas para ajudar a manter um pH elevado. Os machos passam grande parte do tempo tentando acasalar. Portanto, é recomendável a proporção de quatro fêmeas para cada macho para que não fiquem estressadas.
Reprodução
Os filhotes se desenvolvem dentro da mãe até estarem completamente formados. A gestação dura cerca de 30 dias, e é necessário ficar atento quando os filhotes nascem pois os adultos podem comê-los. Elevar a temperatura para 28ºC pode acelerar o período de gestação, mas existe o risco de ocorrerem nascimentos prematuros.
Curiosidades
Estudos científicos mostram que a Molinésia apresenta um maior crescimento de sua nadadeira dorsal se criada em temperaturas próximas aos 20ºC. Essa característica valoriza muito o valor comercial do peixe.