Trata-se de um peixe carnívoro e extremamente inteligente. Nativo da Bacia Amazônica, o Oscar foi difundido para o nordeste e sudoeste pois sua carne é muito apreciada. O animal é também comercializado em larga escala como peixe de aquário.
Ficha Técnica
Nome popular: Oscar, Apaiari
Nome científico: Astronotus ocellatus
Origem: Brasil (Bacia Amazônica)
Sociabilidade: sozinho ou casal
Comportamento: agressivo
pH: 6.7
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 35 cm
Tamanho do aquário: 200L
Cuidados e Dicas
O Oscar não se dá muito bem com companhia, uma vez que o seu comportamento é extremamente agressivo. Casais, no entanto, podem dividir bem um aquário sem maiores problemas.
Trata-se de um dos peixes mais “bagunceiros” que pode-se ter no que diz respeito à vegetação. Ele tem o costume de desenraizar até as plantas mais resistentes.
A alimentação do Oscar pode ser composta de minhocas, carne bovina sem gordura, carne de peixe, peixes vivos, ração industrializada. Alguns entusiastas chegam até mesmo a capturar alguns grilos de jardim para o seu Oscar, ou alimentá-lo com peixes menores vivos.
Ele também é um grande saltador, por isso a tampa do tanque deve ser mantida fechada.
Reprodução
Recomenda-se um aquário de pelo menos 250L para a reprodução. As paredes laterais e do fundo do aquário devem ser cobertas com um saco de lixo preto para escurecer o ambiente e dar mais segurança ao peixe.
A temperatura deve ficar em 28ºC, com uma superfície lisa e horizontal para que os ovos sejam depositados. A eclosão ocorre após 3 ou 4 dias e o macho fará uma toca no substrato e levará os filhotes dentro de sua boca para lá. Nesse período, os pais se tornam muito agressivos, chegando a atacar o seu próprio criador.
Curiosidades
O Oscar proporciona uma proximidade de relacionamento com seu dono fora dos padrões para um peixe de aquário. Inteligente, ele consegue diferenciar o dono de estranhos e é até mesmo capaz de ser treinado para comer na mão do aquarista e ser acariciado.