Encontrado em uma grande extensão do Oceano Atlântico (da Flórida, passando pelo Golfo do México e até o Norte do Brasil), o Peixe Anjo Rainha é um animal de grande beleza, mas requer um entusiasta experiente e uma boa infraestrutura.
Trata-se de um peixe exigente com relação à qualidade da água. É um animal de cores muito bonitas e fortes como o amarelo e o azul e também possui na cauda características dos peixes anjo na parte de cima e de baixo de seu corpo.
Ficha Técnica
Nome popular: Peixe Anjo Rainha, Queen Angelfish
Nome científico: Holacanthus ciliaris
Origem: oceano Atlântico
Sociabilidade: sozinho, casal ou grupo
Comportamento: territorial
pH: 8.3
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 30 cm
Tamanho do aquário: 700L
Cuidados e Dicas
É uma espécie agressiva que não deve ser adquirida por aquaristas inexperientes e requer um grande aquário. Ele pode comer pedaços de coral no tanque e atacará peixes menores constantemente, em particular as novas adições a um aquário.
É vulnerável ao ictio, doença causada por um protozoário que deixa pontos brancos no peixe e contamina rapidamente o aquário. Requer um espaço enorme para se desenvolver e mesmo assim muitos entusiastas defendem que o peixe nunca se adapta plenamente e não deve ser adquirido.
Reprodução
Em seu habitat natural, o Peixe Anjo Rainha é encontrado muitas vezes aos pares, o que sugere a formação de laços monogâmicos. É um peixe de difícil manutenção em um tanque e quase impossível de se reproduzir em cativeiro, pois necessita de muito espaço e suas larvas têm uma dieta baseada no plâncton marinho.
Curiosidades
É realmente a “rainha” dos peixes anjos. O animal chega a atingir quase meio metro quando encontrado na natureza e tem expectativa de vida de 15 anos.