Um peixe marinho extremamente belo, mas de difícil manutenção, o Peixe-Mandarim é conhecido pelo curioso padrão de cores. É também conhecido como “peixe psicodélico” devido às fortes cores e pelo padrão diferente, distribuído por todo o corpo.
Ele habita fendas de recifes de corais e se alimenta de pequenos animais marinhos que se aproximam de seu esconderijo. É muito encontrado em lagoas e baías das ilhas ao sul da Austrália.
Ficha Técnica
Nome popular: Peixe-Mandarim
Nome científico: Synchiropus splendidus
Origem: Oceano Pacífico, Ilhas Ryukyu
Sociabilidade: sozinho, casal ou grupo
Comportamento: territorial
pH: 8.3
Temperatura: 26ºC
Tamanho adulto: 8 cm
Tamanho do aquário: 120 L
Cuidados e Dicas
A principal dificuldade do Peixe-Mandarim diz respeito a sua alimentação. Ele muito dificilmente come flocos, ração ou comida industrializada e se alimenta de microorganismos e crustáceos da micro fauna do tanque. Por esse motivo, ele requer um aquário de grande porte apesar do seu tamanho pequeno.
Ele se alimenta preferencialmente de planárias e cyclopoides. Situações de estresse com espécies mais agressivas devem ser evitadas. Mas desde que suas particularidades alimentares sejam respeitadas, o Peixe-Mandarim se mostra resistente a doenças.
Reprodução
Por ser um animal de difícil manutenção, a reprodução em cativeiro é rara, mas não impossível. Durante o período fértil, o macho irá cortejar a fêmea exibindo suas barbatanas e abrindo e fechando a boca. Caso ela aceite o convite, eles irão nadar até a superfície onde os ovos serão fertilizados. Os pais tomam conta dos ovos na superfície até eles eclodirem.
Curiosidades
O Peixe-Mandarim é tão colorido porque é muito venenoso a predadores, uma vez que ele produz um muco viscoso de gosto e cheiro horríveis. O animal também não possui escamas, mas uma pele bem grossa e resistente.