Espécie Tetra Negro

O Tetra Negro é um peixe que possui algumas características curiosas, dividindo os aquaristas entre aqueles que o amam ou o odeiam. Além da bela coloração escura (que não precisa necessariamente ser negra), o animal é conhecido por ser muito voraz durante a alimentação e pela necessidade de um tanque maior que se esperaria para o seu tamanho.

Ficha Técnica

Nome popular: Tetra Negro, Viuvinha, Freirinha
Nome científico: Gymnocorymbus ternetzi
Origem: Brasil, Paraguai e Bolívia
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 6.5
Temperatura: 24ºC
Tamanho adulto: 6 cm
Tamanho do aquário: 50L

Cuidados e Dicas

Pacíficos com outras espécies, o Tetra Negro de hierarquia mais elevada do cardume tem o conhecido hábito de perseguir membros mais fracos. Tais disputas, no entanto, raramente tornam-se mais sérias que um “carreirão” ocasional.

Apesar do pequeno tamanho, esse peixe não se dá muito bem com aquários de pequenas dimensões, pois gosta de demarcar seu território e fazer “rondas” em cardume.

O Tetra Negro também é muito comilão. O aquarista deve tomar cuidado para que eles não acabem devorando toda a comida dos demais peixes.

Reprodução

O macho pode ser diferenciado por ser um pouco menor e apresentar pintas brancas na nadadeira traseira. O casal deve ser separado em um aquário com plantas e dimensões semelhantes às do aquário principal.

O macho corteja a fêmea abrindo as nadadeiras e logo a desova deve ocorrer. Os ovos eclodem depois de um dia e os alevinos consomem o saco vitelino por outros 3 a 5 dias. Após esse período, eles devem ser alimentados com uma dieta especial de náuplios de artêmias, larva de crustáceo rica em proteínas.

Curiosidades

A nadadeira anal do Tetra Negro é muito grande, o que rendeu à espécie o nome de “Viuvinha” ou “Freirinha” em certas regiões do Brasil, pois os peixes parecem estar vestidos com um longo manto negro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo