Erroneamente confundido com camaleões devido a sua capacidade de mudar de cor, o Anolis Verde é uma espécie de iguana facilmente encontrada na natureza em florestas tropicais e terrenos agrícolas. Sua mudança de cor, no entanto, é relativamente limitada, uma vez que a pele varia apenas nos tons de verde, chegando no máximo a um tom acastanhado quando está sob estresse.
De temperamento tranquilo, o Anolis passa o dia inteiro tomando banhos de sol e caçando. Extremamente territorialista, não tolera a presença de outro macho dividindo o mesmo espaço, contudo, convive bem com mais de uma fêmea no viveiro.
Curiosamente, fora do cativeiro, o réptil vive apenas três anos, apresentando mais duas variações de cor na natureza. A variante azul é muito cobiçada e muito rara, enquanto a amarela ainda não foi desenvolvida para o cativeiro.
Ficha Técnica
Nome Popular: Anolis
Nome Científico: Anolis carolinensis
Distribuição: é encontrado desde a América do Norte até a do Sul
Família: Iguanidae
Tamanho: de 13 a 20 cm
Cores: No seu estado normal, o réptil apresenta uma coloração verde e a barriga branca. Os machos apresentam ainda o papo rosa.
Tempo de Vida: de 7 a 10 anos
Histórico
O réptil é encontrado apenas no sudeste dos Estados Unidos e também no Caribe. O Anolis Verde, que pode ser facilmente domesticado, também é visto no Havaí, local em que foi introduzido. Por mudar um pouco de cor é constantemente confundido com o Camaleão.
Cuidados e Dicas
Lave bem as mãos após manusear o réptil, pois o animal, assim como os demais de sua classe, é portador de salmonela.
A proporção ideal para a criação de uma comunidade no viveiro é de um macho para cinco fêmeas. Para essa população, o terrário deve ter 90 cm de comprimento por 90 cm de altura e 45 cm de largura.
A temperatura deve variar de 24 a 26°C durante a noite e se manter em 28° durante o dia, enquanto a umidade ao longo do dia deve oscilar entre 70 a 80%.
Na natureza, o Anolis bebe água por gotas encontradas nas folhas, mas em cativeiro, pode se acostumar com um pote raso. O ideal, contudo, é oferecer um sistema de água que goteja, para proporcionar um ambiente mais parecido possível com o natural.
Curiosidades
Trata-se de um dos gêneros de vertebrados mais populoso do mundo, com mais de 400 espécies diferentes.
O animal é insectívoro e dificilmente rejeita comida, alimentando-se desde grilos, a moscas, larvas e pequenas aranhas.