O camaleão do Yemen, apesar de ser mais agressivo, é considerado a melhor espécie para criadores principiantes. Encontrado nas savanas tropicais, florestas litorais, vales ou até mesmo regiões montanhosas.
De temperamento pouco ativo, os animais têm seu período de maior atividade durante a manhã e o final do entardecer. Ao invés de sair caçando, preferem ficar horas imóveis, esperando uma presa passar por eles. É nesse momento que eles desenrolam sua língua gigantesca e capturam a presa.
Extremamente solitários, os camaleões vivem a maior parte de suas vidas sozinhos, sem mesmo a companhia de uma fêmea, comportamento que só muda durante a época do acasalamento. Mostram-se ainda bastante agressivos com outros membros de sua mesma espécie.
Ficha Técnica
Nome Popular: Camaleão do Yemen
Nome Científico: Chamaeleo calyptratus
Distribuição: Arábia Saudita
Família: Chamaeleonidae
Tamanho: de 35 a 60 cm
Cores: existem diversas variações de cor, porém o verde claro é a mais famosa entre elas
Tempo de Vida: 5 a 10 anos
Histórico
As regiões montanhosas do Yemen, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes são os locais preferidos do animal. Mas ele também se adapta facilmente em vários tipo de ambientes, e pode ser encontrado em vales, savanas, florestas litorâneas, entre outros locais. Resistente, ele consegue resistir a diferentes variações de temperatura.
Cuidados e Dicas
Os camaleões se alimentam basicamente de aranhas e escorpiões. Em cativeiro também comem frutas como mamão, banana e maçã. Já os filhotes devem ser alimentados quase que exclusivamente de insetos.
Para um terrário ideal é necessário 50 cm de comprimento, 80 cm de largura e 120 cm de altura, além da presença de areia específica para répteis, ramos e galhos de árvores para o camaleão se exercitar. A temperatura ambiente durante o dia deve ser de 21 a 27°C, enquanto a noturna, de 16 a 26°C.
Curiosidades
Os camaleões são agressivos e mordem se forem provocados, mas sua mordida não causa dores muito fortes.
Famoso por suas mudanças de cor de pele, o camaleão apresenta uma importante ferramenta de comunicação. As pigmentações não só camuflam o animal, como também indicam o seu temperamento e estado de espírito.
Ele possui a habilidade de movimentar os olhos independentemente um do outro.