Muito presente em meios urbanos, a Cobra de Casa Africana é a espécie de maiores presas, o que definitivamente não significa que o animal é agressivo. Ao contrário, são amistosos, calmos e fáceis de manusear, dando excelentes animais de estimação.
De fácil adaptação, o animal pode ser criado com mais espécies, contanto que sejam do mesmo sexo e sejam alimentados separadamente. Tal cuidado é devido à voracidade da Cobra de Casa Africana que pode disputar o alimento com as demais.
A alimentação das Lamprophis fuliginosus é a base de pequenos roedores, mas também podem comer pequenas aves, lagartos, morcegos e até mesmo rãs e outros anfíbios.
Ficha Técnica
Nome Popular: Cobra de Casa Africana
Nome Científico: Lamprophis fuliginosus
Distribuição: Deserto do Sahara, Etiópia e Sudão
Família: Colubridae
Tamanho: de 70 a 140 cm
Cores: A coloração desta espécie varia entre o castanho claro avermelhado, castanho-escuro quase preto e até verde-azeitona, sendo a tonalidade mais comum a de fuligem (daí o nome fuliginosus)
Tempo de Vida: até 15 anos
Histórico
Seu nome já indica em que local esta cobra pode ser facilmente encontrada. O réptil está espalhado por toda a África, principalmente em centros urbanos, exceto em florestas tropicais e nos desertos. Pertencente à família Colubridae, a cobra não é venenosa e nem agressiva.
Cuidados e Dicas
O terrário para a criação de um exemplar adulto deve ter no mínimo 60 cm de largura, 30 cm de altura e 40 cm de profundidade. Não é necessário colocar muitos objetos decorativos no lugar, mas é preciso manter dois esconderijos: um na parte mais quente do terrário e outro na parte mais fresca.
A cobra não necessita de radiação ultravioleta ou luz solar direta, mas é necessário estarem em um local iluminado durante 10 a12 horas por dia.
A temperatura deve variar de 20ºC a 32ºC dependendo da hora, sendo que a área mais quente deve atingir cerca de 32ºC a 33ºC durante o dia e durante a noite deverá descer aos 20ºC a 25ºC com a zona mais quente a cerca de 27ºC.
Curiosidades
Cobras jovens são alimentadas apenas uma vez a cada 4 ou 5 dias, enquanto as adultas são alimentadas uma vez a cada 7 a 10 dias.
Esta espécie é tão fácil de procriar que, o maior cuidado que se deve ter é evitar que procriem em excesso.
As Cobras de Casa Africanas nascem em média com 19 a 26 cm e só têm sua primeira alimentação após a mudança de pele, que normalmente ocorre entre o 7º e o 10º dia.