Trata-se da cobra mais famosa dentre os colubrídeos domésticos. Tal como o nome sugere, o animal é originário do estado da Califórnia, mas também pode ser encontrado em Utah, Arizona, Nevada e Texas.
Uma das espécies mais fáceis de cuidar, é muito indicada para criadores iniciantes. Dóceis, os animais são imunes ao veneno de outras cobras e por isso, pode ser alimentado até mesmo por cascavéis. Não é aconselhável, no entanto, criar mais de um exemplar pois podem brigar pelo território.
As Lampropeltis Getula Californiae são predominantemente terrestres e gostam de se enroscar em galhos ou troncos.
Ficha Técnica
Nome Popular: Cobra Real Californiana
Nome Científico: Lampropeltis getula californiae
Distribuição: América do Norte
Família: Colubridae
Tamanho: 110 a 150 cm
Cores: existem diversas cores, sendo a mais comum, toda branca com listras pretas, castanhas ou amarelas.
Tempo de Vida: 15 a 20 anos
Histórico
Seu nome já revela sua origem. E como muitas cobras, esta se adapta facilmente a vários tipos de ambientes, como florestas, desertos, e locais próximos de rios. Ela também é comum entre criadores, já que é considerada dócil e tranquila em relação ao manuseio.
Cuidados e Dicas
Quando adultas, o tamanho ideal do terrário deve ser 100 cm de largura, 50 de altura e 50 de comprimento. Nele, deve ter dois esconderijos em locais opostos, sendo um mais quente e o outro mais frio.
O lado quente do terrário deve variar entre 28 e 30ºC enquanto no lado frio pode se manter entre os 23 e 25ºC. Já umidade, principalmente durante a troca de pele, deve se manter entre 50 e 60%.
Curiosidades
A troca de pele do animal ocorre de quatro e seis vezes por ano, saindo totalmente de uma vez só.
A Cobra Real Californiana é um pouco temperamental quando pequena e pode morder o dono se sentir-se ameaçada.