Considerada por muitos a primeira espécie de réptil domesticada do mundo, a Iguana Verde é muito popular e faz parte de uma família com mais de 700 espécies diferentes. Dono de um semblante que remete um ar de agressividade, o animal é muito manso e sociável.
Apesar da docilidade, a Iguana Verde pode atacar se sentir-se ameaçada, sendo muito comum nas savanas e florestas tropicais penduradas em árvores. Os exemplares de maior representação perante o grupo podem ser vistas nos galhos mais acima, enquanto as mais jovens ficam nos galhos de baixo.
Ficha Técnica
Nome Popular: Iguana Verde
Nome Científico: Iguana iguana
Distribuição: América Central
Família: Iguanidae
Tamanho: 150 a 200 cm
Cores: verde amarronzado
Tempo de Vida: 15 a 20 anos
Histórico
Apesar do aspecto áspero e escamoso, a Iguana Verde é um dos répteis domesticados mais populares. Encontrada na América Central, hoje o animal está em viveiros de várias parte do mundo, graças, principalmente, ao seu aspecto pré-histórico.
Cuidados e Dicas
Muito ativa, uma Iguana adulta precisa de um terrário que meça no mínimo 2 metros de altura, 1.5 metro de largura e l metro de profundidade.
Para manter um ambiente adequado é necessário uma lâmpada de raios UVA e UBV especial para répteis. A temperatura durante o dia deve permanecer entre 28 e 29ºC enquanto de noite deve rondar os 22ºC.
A base da dieta de uma Iguana são frutas e verduras. Existem rações para répteis à venda em petshops, mas é preferível uma alimentação mais rica em folhas verdes, leguminosas e frutas tais como morango, amora e figos.
Curiosidades
Para civilizações mais antigas, tais como os Moche do Perú, a Iguana era considerada um animal sagrado, sendo representado em diversas peças de arte.
A Iguana Verde é muito higiênica, não apresenta cheiros característicos, não faz barulho e não tenta a todo o tempo abandonar o viveiro.