Dona de uma coloração terrosa e acinzentada, a Lagartixa Domestica é um pequeno réptil urbano. Famoso por se esconder em frestas de portas e correr rapidamente pela parede, o animal causa repulsa em muita gente mas é um excelente bicho de estimação.
O réptil tem grande contribuição ao ser humano, uma vez que come insetos, aranhas, centopéias e escorpiões. Extremamente higiênica, dificilmente habita lugares sujos, por isso mesmo, não transmite nenhum tipo de doença ao homem.
Há quem acredite que as lagartixas sejam originárias da África e foram trazidas para o Brasil nos navios negreiros. O que se sabe é que atualmente existem cerca de cem espécies do réptil, sendo a mais famosa a Hemidactylus mabouia.
Ficha Técnica
Nome Popular: Lagartixa Doméstica, Taruíra
Nome Científico: Hemidactylus mabouia
Distribuição: África
Família: Gekkonidae
Tamanho: até 17 cm
Cores: marrom acinzentado
Tempo de Vida: até 8 anos
Histórico
Muitos se apavoram só de ouvir falar seu nome. Preconceitos à parte, a Hemidactylus mabouia, tão comum em muitos lares brasileiros, principalmente após um dia de chuva, é um réptil de origem africana, que convive tranquilamente entre os seres humanos.
Cuidados e Dicas
A reprodução da Lagartixa Doméstica ocorre durante todo o ano, sendo cada ninhada constituída de 2 ovos com cerca de 10 mm de diâmetro. Os filhotes nascem com cerca de 20 mm de comprimento atingindo a maturidade sexual perto dos 55 mm.
Extremamente resistentes, as lagartixas ficam ativas praticamente durante todo o ano, contanto que a temperatura esteja acima dos 13ºC.
Curiosidades
Além de possuir patas com uma espécie de saliência adesiva que facilita a aderência nas paredes e portas, a Lagartixa Doméstica a também tem a visão muito aguçada, principalmente à noite.
No dia 14 de outubro comemora-se no Brasil o dia nacional da Lagartixa.