Você já deve ter visto algum vídeo em que gatos se assustam com pepinos enquanto comem. Eles têm feito sucesso na internet nas últimas semanas, alguns com mais de 4 milhões de visualizações. Se ainda não conferiu, veja:
Pode ser engraçado, mas antes de correr para tentar fazer com seu gato também, pense: você gosta de ser assustado enquanto come? A “brincadeira” chamou a atenção de especialistas e eles alertam que assustar o animal dessa maneira pode fazer mal a ele. Consultados pela National Geographic, veterinários explicaram que não há nada de muito especial nos pepinos e, provavelmente os gatos dos vídeos teriam a reação com qualquer objeto desconhecido.
Os bichanos se assustam porque são pegos de surpresa por um objeto que nunca viram e que foi colocado em um local que eles consideram protegido. Eles são animais organizados, gostam de comer e dormir em lugares que eles consideram seguros e limpos. Por isso, a maioria dos sustos que aparecem nos vídeos acontece quando o gato está comendo tranquilo. Por instinto, sentido natural de proteção, ele sabe que o pepino não deveria estar ali e que aquilo pode representar uma ameaça, como uma cobra ou outro predador.
Aterrorizar o animal pode deixá-lo estressado, um efeito que pode se prolongar por certo tempo. Além disso, ser pego de surpresa pode fazer o gato saltar e se machucar ou quebrar alguma coisa que estiver próxima. Agora que os vídeos já existem aos montes na internet e vários gatinhos já sofreram para isso, pense no bem-estar do seu bichinho e não entre nessa moda.
Fonte: Época