A gestação é uma dádiva! E a canina não poderia ser diferente!
A cadela grávida apresenta mudanças de comportamento, mas, externamente, a gestação só será notada nos últimos 20 ou 30 dias, poderá ser confirmada, através do ultrassom a partir dos 25 dias e pela palpação feita pelo veterinário, somente a partir de 35 dias após a cruza. Como nos humanos, os fetos se formam completamente (cabeça, tronco, membros e órgãos internos) primeiro e só depois começam a crescer.
A gestação tem uma duração de 58 a 64 dias, devendo ser acompanhada pelo veterinário, para garantir que não aconteça nada errado nem com a cadela, nem com os filhotes.
A primeira metade da gravidez constitui a fecundação, fixação dos embriões às paredes do útero e a formação dos órgãos, músculos e ossos dos cachorros, e dura seis semanas aproximadamente. O número de cachorrinhos está sujeito à raça dos pais, entre oito ou nove em média é o que costuma ter uma Golden Retriever, ou um ou dois de uma Chihuahua. O mais aconselhável é que realize um acompanhamento veterinário da gravidez. Assim, a primeira visita pode ser feita a partir do dia 22 depois do acasalamento. Durante esta metade a gravidez é pouco visível.
Durante a segunda metade da gravidez, da sexta semana à nona, é quando os filhotes se desenvolvem por completo de forma acelerada. Durante este período é quando se nota que a cadela está grávida.
Veja mais no vídeo abaixo: