Artigos

Cuidado com as plantas dentro de casa

O cuidado para que os pets não comam plantas tóxicas deve ser redobrado em casas com jardim
Crédito: Alexander Borrmann

Pessoas que moram em casas com quintal ou jardim, muito provavelmente dispõem de diversas espécies de plantas para ornamentar a residência. Até quem mora em apartamento não dispensa uma bela orquídea ou samambaia. É bom saber, no entanto, que existem algumas ervas que podem ser tóxicas ou até mesmo venenosas para os adorados bichinhos de estimação. Mas, calma, antes de sair recolhendo todas as plantinhas da casa, confira a seguir a lista de alguns exemplares que podem ser criados sem medo, e outros, que precisam de cautela.

As benéficas

Camomila (Matricaria chamomilla)

A planta é um excelente calmante e trata problemas estomacais
Crédito: Rykerstribe

Trata-se de uma herbácea que mede de 20 a 50 cm de altura, de caule ramificado e flores miúdas. Além de bela, essa famosa plantinha não faz mal algum se ingerida, muito pelo contrário. Ela auxilia nas dores estomacais e gases intestinais, no bom funcionamento do fígado e na reposição de minerais.

Erva-doce (Pimpinella anisum)

Esta erva é famosa por seu chá, mas poucos sabem que consumir suas pequenas flores e folhas ajuda a aumentar a lactação nas fêmeas e ainda diminui o nervosismo e estresse nos bichinhos.

Erva-de-gato (Nepeta cataria)

Esta erva é famosa por promover a sensação de alegria e prazer aos bichanos e serve de matéria prima para o catnip. Suas flores surgem no verão, e são justamente elas que possuem um óleo com odor de menta que atrai os bichinhos. A planta ainda é calmante e trata cólicas e diarreia.

Capim-santo (Cymbopogon citratus)

A planta pode ser ingerida por humanos e animais
Crédito: Cliff

A erva, também conhecida como capim-limão tem um excelente aroma, ideal para ser criada em jardins e locais com espaço, já que pode chegar a até 50 cm de altura. A planta é ideal para combater problemas do sistema digestivo e cólicas.

Mantenha seus animais longe

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia ssp)

Esta herbácea é famosa por ter o poder de espantar o mau olhado, mas também deveria ser afastada de cães e gatos. Isso porque suas folhas e caule, ao serem ingeridos, causam inflamação na língua, vômito, diarreia e asfixia.

Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica Spreng)

A planta inteira é tóxica e pode levar à asfixia
Crédito: Mauro Guanandi

Apesar de bela e estar presente em grande parte dos jardins, a planta não é indicada para quem tem pets. Isso porque, a exemplo da Comigo-ninguém-pode, ela é extremamente tóxica, causa vômitos e inflamação na língua.

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)

A planta tem arbustos que medem até 3 m de altura, e é dona de belas flores brancas e vermelhas. Sua parte tóxica está principalmente na seiva leitosa, que irrita a pele e se houver ingestão, causa náuseas, vômitos e diarreia

Espirradeira (Nerium oleander)

A planta é tão tóxica que pode levar cães e gatos à morte
Crédito: Antonio

O arbusto pode medir até 2 m de altura, é usado na composição de paisagismo devido à suas belas folhas e flores nas cores rosa, amarelo, vermelho e branco. A planta pode causar, no entanto, distúrbios cardíacos e até mesmo o coma.

Onze-horas (Portulaca grandiflora)

Dona de flores com cores vibrantes e coloridas, essa planta é cultivada, geralmente em vasos, dentro ou fora de casa. No entanto, ela é extremamente tóxica se ingerida, causando inflamação da língua, queimação e vômitos. Ela pode, inclusive, matar por asfixia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo