Notícias

Brasil envia cães farejadores ao Haiti

Na manhã de quinta-feira, 14 de janeiro, dois cães Labradores e um Golden Retriever do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, embarcaram para Haiti. Segundo informações da uai.com.br, eles foram acompanhados pelo segundo sargento Carvalho, do cabo Evandro e do soldado Waldemir.

Os animais integram o Canil do Corpo de Bombeiros, situado na região Leste da capital mineira. Em entrevista ao site uai.com.br, o sargento Carvalho informou que esses cães são treinados para encontrar vítimas e corpos em locais que sofreram com soterramentos e também desabamentos. Quando o cão fareja algum sinal ele late imediatamente, avisando os bombeiros. Segundo o sargento, os animais nunca falharam, já que todas as vezes que sinalizaram vítimas foram encontradas.

Além desses cachorros, mais 15 seguem para o país, totalizando 18 animais que vieram dos Estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Tocantins e Goiás. Os Estados Unidos e alguns países da Europa também estão enviando cães farejadores especializados em encontrar vítimas.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo as ajudas internacionais chegam ao Haiti pelo ar e pelo mar. Cuba, México, Colômbia, Guatemala, Peru, Chile, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan, Coréia do Sul, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Japão estão se mobilizando para ajudar o país, seja com dinheiro ou envio de equipes especializadas e suprimentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a liberação de 15 milhões de dólares e mais 14 toneladas de alimentos. De acordo com informações do Uol uma equipe formada por cerca de 40 pessoas está preparada para embarcar em direção a Porto Príncipe, capital do Haiti. São médicos da Aeronáutica e também voluntários que montarão um hospital de campanha, já que os três principais hospitais da capital foram destruídos com o tremor que abalou o país na terça-feira, 12 de janeiro, matando médicos, enfermeiros e pacientes.

A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa do Brasil emitiu nota informando que uma segunda aeronave decolou do Rio de Janeiro para Porto Príncipe, levando a bordo profissionais da Defesa Civil e cães farejadores. O avião ainda está carregado com água, medicamentos e alimentos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo