Crédito: Caio Kenji
Em pleno Dia do Trabalho, o Reino Animal prova que também dispõe de trabalhadores para lá de competentes. Um deles é o dedicado cão guia, que em breve, terá sua profissão regulamentada pelo governo federal. Com o objetivo de disponibilizar um maior número de animais capacitados para auxiliar os cerca de 5,4 milhões de deficientes visuais no País, o governo, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) estão em processo de finalização do regulamento que fiscaliza os centros de treinamento dos animais.
Atualmente existem apenas 70 animais treinados para auxiliar pessoas cegas. Apesar das inúmeras vantagens que o cachorro oferece ao deficiente visual, como a autonomia, por exemplo, conseguir um ainda é muito difícil no Brasil. Isso porque os custos para adquirir um cão e o treinamento específico podem chegar a 25 mil reais. A expectativa é que a regulamentação ocorra ainda no primeiro semestre de 2010.
Enquanto o projeto não sai, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência estão definindo o projeto arquitetônico do prédio que abrigará a escola de instrução de animais e treinadores. A intenção é que cães das raças Labrador e Golden Retriever comecem a ser treinados no local. Os animais foram escolhidos devido ao seu alto grau de aprendizado da função de guia. A princípio, os cachorros serão adquiridos por meio de doações de canis particulares, credenciados e com controle de doenças. Mas com a evolução do projeto, a ideia é também comprar alguns filhotes. Inicialmente, o centro de treinamento espera formar 30 cães ao ano para os portadores de deficiência visual.
Vale lembrar que não se deve tocar e nem chamar a atenção dos cães guia quando eles estão em serviço. É difícil resistir, mas ao tocá-lo ele irá se distrair e provavelmente levará um puxão do dono. O animal, que foi treinado para a função, não pode ter a atenção desviada. Portanto, ao encontrar um deficiente visual com seu cão guia, não chame, não estale os dedos, não brinque e nem toque no animal. Ele está trabalhando, guiando o dono e não deve ser distraído.
Comments